José Machado: “Correr em Mondim de Basto na estreia com o Mitsubishi foi muito especial”

O jovem José Machado voltou a disputar a rampa da sua terra natal, Mondim de Basto, mas desta vez ao volante de um carro de tração integral. O piloto de 24 anos, campeão nacional de Ralis Júnior em 2013, conseguiu um pódio na Divisão 1 da Rampa Senhora da Graça.

Depois de ter começado a sua carreira através do Ralicross e das Rampas, José Machado disputou a sua primeira época ‘a sério’ nos Ralis em 2013, sagrando-se logo Campeão Nacional Júnior e vencedor do Troféu Rallycar Basic, ao volante de um Citroën Saxo Cup.

Em 2017 disputou quatro provas do Campeonato de Portugal de Ralis 2 Rodas Motrizes (CPR2), ao volante de um Opel Adam Cup inscrito pela Monteiros Competições, com o qual acumulou dois pódios e o terceiro lugar final do Grupo RC4, além do top 5 da classificação absoluta.

No passado fim de semana, José Machado regressou à competição na Rampa Senhora da Graça e estreou-se ao volante de um carro de quatro rodas motrizes, um Mitsubishi Lancer Evo IX. Apesar das difíceis condições climatéricas no sábado, o jovem piloto transmontano adaptou-se bem à nova viatura e conseguiu o 3º lugar da Divisão 1 dos Turismos, além do top 10 da sua competitiva categoria.

“Correr em Mondim de Basto na estreia com o Mitsubishi foi muito especial”, referiu José Machado. “Percebi imediatamente que era um carro muito diferente daquilo a que estava habituado. Na segunda vez que saí para a rampa, começou a chover e tive de me adaptar rapidamente a essas condições. Ainda assim, rodei em 2m46,187s na segunda subida de prova e penso que com um pouco mais de quilómetros com o Mitsubishi teria sido possível baixar esse tempo. Foi fantástico sentir o apoio do público e dos adeptos de Mondim de Basto. Quero agradecer aos nossos patrocinadores, em especial ao Município de Mondim de Basto e à Campus Clinic, na pessoa do Dr. Rui Monterroso. O nosso grande objetivo é voltar ao Campeonato de Portugal de Ralis e penso que demos um passo positivo nesse sentido”, concluiu o promissor piloto português.