Rampa da Falperra trouxe segunda vitória consecutiva de Joaquim Teixeira na Divisão 3

O Campeonato de Portugal de Montanha JC Group prosseguiu na carismática Rampa Internacional da Falperra, onde Joaquim Teixeira conseguiu a vitória na Divisão 3 dos Turismos e no Grupo Troféu A, além do top 5 absoluto na Categoria Turismos. Decisão dos comissários na segunda subida de prova condicionou o fim de semana do piloto do SEAT León Cup Racer Mk3.

Depois do triunfo na Divisão 3 dos Turismos na abertura do campeonato, na Rampa da Penha, Joaquim Teixeira chegava à Falperra com aspirações a um lugar no pódio da Categoria Turismos, contando com o piso seco para tentar explorar a competitividade do SEAT León Cup Racer Mk3. Contudo, não só o fim de semana bracarense teve condições climatéricas variáveis, com alguns períodos de pista húmida ou molhada, como a decisão tardia dos comissários desportivos na segunda subida oficial acabou por influenciar o resultado do piloto transmontano.

“Tal como na Penha, fizemos os treinos com chuva e isso nunca é o ideal quando ainda estamos a descobrir os limites do carro”, analisa o campeão nacional em título dos Turismos, que se estreou com o SEAT em Guimarães. “Na primeira subida de prova fizemos 2m31,840s e no primeiro parcial da segunda subida estávamos mais rápidos, até apanharmos um concorrente em pista que estava avariado. Viemos atrás dele até ao final, sabendo que teríamos de repetir a subida. Só que os comissários demoraram mais de 30 minutos a autorizarem a repetição e entretanto as condições da rampa mudaram completamente porque começou a chover. Ainda apanhámos alguns sustos nessa segunda subida e depois, na subida final, decidimos conservar a vitória na Divisão 3 em vez de corrermos enormes riscos a tentar chegar ao pódio dos Turismos. Foi a opção mais sensata porque as condições este ano na Falperra estavam muito difíceis. Pode ser que na Serra da Estrela tenhamos a primeira prova do ano totalmente com piso seco”, referiu Joaquim Teixeira.

Terceira ronda do CPM, a tradicional Rampa da Serra da Estrela será disputada nos próximos dias 2 e 3 de junho, no asfalto da Covilhã.