Rampa do Caramulo abre a segunda metade da época do Nacional de Montanha Valvoline

A Serra do Caramulo recebe no próximo fim-de-semana de 02 e 03 de Julho, o Campeonato Nacional de Montanha Valvoline, com a rápida e histórica subida ao Caramulinho, a ser o palco da quinta jornada, de um dos que já é considerado como um dos melhores campeonatos dos últimos anos. Para o Caramulo responderam à chamada do Targa Clube 33 pilotos.

Numa antevisão geral e começando pela Categoria 1 onde competem os carros mais rápidos, o favoritismo recai desta feita em Rui Ramalho e no Osella Pa21S Evo da PRMiniracing que pode aproveitar a ausência de Pedro Salvador para conseguir o seu primeiro triunfo da época. Paulo Ramalho (Juno CN09) e João Fonseca (BRC CM05) são também candidatos ao triunfo e seguramente ao pódio final.

Sendo desde o início do ano a mais imprevisível no que ao resultado diz respeito, a Categoria 2 volta a centrar atenções no Caramulo, adivinhando-se mais uma grande luta pelo triunfo.  O vencedor das duas primeiras provas, António Nogueira, estará ausente, o que deixa caminho livre para os Porsche 997 GT3 Cup de Edgar Reis e Gonçalo Manahu lutarem pela vitória, eles que tem um triunfo cada um.

José Correia e o seu imponente Nissan GT-R GT3, procuram ainda a primeira vitória nesta categoria, sendo também um dos candidatos ao triunfo.

Manuel Correia e o rapidíssimo Ford Fiesta R5 lideram a Categoria 3, com três vitórias nas últimas provas a serem o seu melhor cartão de visita na chegada ao Caramulo. Luis Silva em BMW M3 vai ser a principal oposição de Correia e a confirmarem-se as ausências de José Pedro Gomes e Manuel Pereira, a luta pelo derradeiro lugar do pódio fica entregue a Nuno Flores (Ford Sierra) e Daniel Teixeira (Mazda MX5).

Luis Nunes e o SEAT Leon Cup Racer têm dominado a Categoria 4 e chegam ao Caramulo com uma boa vantagem em termos de campeonato para o segundo classificado, Ricardo Gomes , que com o seu SEAT Leon Supercopa MKII volta a ser um dos principais opositores de Nunes. Com um início de época problemático, já que o espectacular Renault Megane Trophy V8 tem apresentado alguns problemas ao nível da embraiagem, Joaquim Teixeira mostrou já na última prova que há que contar com ele para a luta pelo triunfo.

Com duas vitórias seguidas, Flávio Sainhas (Ford Escort MKI) assume favoritismo para esta Rampa do Caramulo em termos de Categoria 5. Parcídio Summavielle em Datsun 240Z e Pedro Cerqueira em BMW E30, têm-se igualmente salientado nesta competição e são os principais candidatos tanto à vitória como aos lugares de pódio.

Na Categoria 6 o domínio e liderança pertencem a Hélder Silva em BMW 323i. Vencedor das três últimas provas, o piloto do BMW 323i, tem conseguido excelentes tempos, mesmo em termos absolutos e deverá manter esta “veia ganhadora” no Caramulo. Fernando Salgueiro (Ford Escort MKII) segue na sombra de Silva no campeonato e é sempre um candidato aos primeiros lugares, assim como Vítor Ramos em Ford Escort MKI.

Na Taça Nacional de Montanha não será difícil adivinhar o nome do vencedor, já que apenas se encontra inscrito Ricardo Sousa em Fiat Punto. No que diz respeito à Taça Nacional Clássicos Montanha, José Pedro Figueiredo em Datsun 1200 não deverá ter dificuldades para se impor face à oposição de Domingos Fernandes em Autobianchi A112.