Rui Ramalho já domina Rampa de Santa Marta

Muda-se o cenário mas a história parece querer eternizar-se.

Fechado que está o primeiro dia competitivo da Rampa de Santa Marta, 4ª prova da temporada em curso do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, é já Rui Ramalho que aparece na liderança, cumprida que está a primeira de três subidas de prova, integradas do programa da prova organizada pelo Clube Automóvel da Régua.

O campeão nacional em título e líder invicto do campeonato, estabeleceu a marca de 1:49.415, à média horária de 105,28 Km/h. Mesmo assim, Rui Ramalho mostrava-se descontente com o comportamento do Osella PA2000 EVO2, sobretudo com alguma instabilidade na traseira.

Confirmando a boa forma evidenciada na prova anterior, disputada na Covilhã, Joaquim Rino (BRC 05-EVO) colocou-se na segunda posição, a 5,5 segundos de Ramalho, enquanto Hélder Silva, finalmente de regresso após o aparatoso acidente na Penha, estabelecia o 3º melhor “crono” absoluto, aos comandos do reconstruído Junho CN09. A diferença entre Rino e Silva é inferior a 1 segundo.
Com os protótipos a dominarem o pódio absoluto, no final do primeiro diade competição, as lideranças nas diferentes categorias estão entregues a Gonçalo Manahu (Porsche 997 GT3) nos GT, Luís Nunes, em Audi RS3 LMS entre os Turismo 4, Jorge Meira (Seat Leon MK 1) na categoria Turismo 3, enquanto Manuel Correia lidera entre os Turismo 2, com o habitual Ford Fiesta R5+ e Pedro Coelho Saraiva exerce o mesmo domínio nos Turismo 1, ao volante do Hyundai i20 R5.

Pela negativa o destaque vai para o despiste de Luís Silva, quando lutava pelo comando da categoria Turismo 2 e que já não competirá amanhã, devido aos danos na carroçaria do Citroen DS3 R5 e para os problemas mecânicos no Renault Clio RS de Sérgio Nogueira que, possivelmente, também já não competirá neste domingo.

No Campeonato de Portugal de Clássicos Montanha JC Group, José Pedro Gomes continua imparável.

Tripulando o seu Ford Escort MKII, o conhecido jurista “voou baixinho” até ao topo do traçado, fixando o seu melhor “crono” em 2:08.662, sendo obviamente também o melhor na Categoria 5.
Já na categoria 6 o domínio foi assumido por Fernando Salgueiro, em Ford Escort MK II.

Já nas duas taças nacionais dedicadas aos motores com cilindrada até 1300cc, Leonel Brás (Citroen AX Sport) foi dominante na TPM, o mesmo fazendo José Pedro Figueiredo entre os clássicos (TPCM), com o Datsun 1200.

O dia de domingo terá início às 1o da manhã, com mais uma sessão dewarm-up. Seguir-se-á a ultima sessão de treinos cronometrados e, a partir do meio-dia, os concorrentes disputarão as duas subidas finais de prova desta edição 2018 da Rampa de Santa Marta.