5ª Rampa Santa Marta apresentada em pleno traçado

No final desta semana decorreu entre as curvas 15 e 16 do traçado, a Apresentação da 5ª Rampa SANTA MARTA, com a presença de Convidados, Pilotos, Clubes Parceiros, Meios de Comunicação, Colaboradores do Município de Santa Marta de Penaguião, Associados e simpatizantes do CAR que integram a Organização, assim como as Forças de Segurança, Bombeiros e, muitos “Penaguienses”.

Organizada pelo Clube Automóvel da Régua e com o apoio do Município de Santa Marta de Penaguião, estamos a caminho da 5ª edição, que também conta com um alargado número de parceiros e apoiantes, estando todos empenhados em dar continuidade, senão mesmo dar ainda mais credibilidade, à Rampa SANTA MARTA.

Bem inserida no ambiente das vinhas durienses, começámos na passada 5ª feira a conviver e a viver o ambiente de festa que tem sido apanágio e, que é comum a toda a caravana que o tem destacado ao longo destes primeiros quatro anos já realizados.

Manuel António Sousa, Presidente do Clube Automóvel da Régua, começou por agradecer a presença de todos, esperando a sua participação na 5ª Rampa SANTA MARTA, e desejando os maiores sucessos desportivos. Terminou salientando o empenho de todos, aproveitando para deixar uma “palavra” de agradecimento aos inúmeros colaboradores na Organização, na sua preparação, na montagem e no fim-de-semana da Prova.

Joaquim Teixeira, Presidente da APPAM – Associação Portuguesa de Pilotos de Automóveis de Montanha e também Piloto, destacou a Organização da Rampa SANTA MARTA, a configuração do seu traçado, e todo o acolhimento que Santa Marta de Penaguião proporciona à caravana do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group.

Paulo Magalhães, Diretor da FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, enalteceu o enorme contributo que a Rampa SANTA MARTA tem dado para o prestígio do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group e do desporto automóvel nacional, e também pelo facto de se inserir e realizar no interior do País, alargando os horizontes do Motorsport.

Seguiram-se as referências e impressões relativas às primeiras edições da Rampa SANTA MARTA, na voz dos quatro Pilotos da Região e sócios do Clube Automóvel da Régua, que participam no Campeonato de Portugal de Montanha JC Group: Nuno Pinto falou da prova de 2015; Domingos Fernandes da prova de 2016; os irmãos Nuno Guimarães e João Guimarães da prova de 2017, …, com a imagem e cartaz de cada uma destas provas a ornamentarem um dos ex-libris da região, os “pipos” do famoso Vinho do Porto.

Luís Machado, Presidente do Município de Santa Marta de Penaguião encerrou as apresentações, mostrando-se de novo muito motivado e convicto de que esta quinta edição será mais uma vez uma Prova de “excelência”, não só a nível desportivo, mas também muito prestigiante para todos os Penaguienses que orgulhosamente recebem este grande evento nacional, a contar para um dos mais preponderantes Campeonatos Nacionais, num dos cenários mais apetecível para Pilotos e para os Meios de Comunicação, nomeadamente para os da fotografia e da imagem! Em 2018 foi um dos campeonatos que maior retorno mediático apresentou entre as diversas modalidades.

Seguidamente foi o momento para recordar a “Rampa SANTA MARTA 2018”, dedicando-a ao saudoso Piloto Paulo Ramalho, representado num quadro com a sua inesquecível imagem de pódio como Piloto e Ser Humano inesquecível.

Presente, tendo acedido gentilmente ao Convite do CAR, a sua esposa Isabel Ramalho partilhou com todos a sua emoção, tendo-lhe o Presidente do Clube Automóvel da Régua oferecido de seguida uma camisa do CAR com a inscrição do nome do seu marido, “Paulo Ramalho”, e a jovem, filha de Manuel António Sousa, um ramo de flores em nome de toda a Organização.

Isabel Ramalho pediu para se dirigir a todos, começando por agradecer o convite e estes momentos, destacando a simpatia que Paulo Ramalho sentia pela Rampa SANTA MARTA e os momentos de felicidade que juntos, e com a sua Equipa, aqui tinham vivido. Terminou, dizendo que no fim-de-semana de 15 e 16 de junho, …, de certeza que o Paulo estará a acompanhar-nos “rampa acima”!

Seguidamente foi apresentado o vídeo promocional para 2019, mostrando o que ao longo destas edições tem sido diferenciador.

Marcaram presença além dos nomes dos Pilotos do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group já referidos, os Pilotos, João Fonseca, Piloto da Covilhã regressado esta época e atual líder do campeonato, Pedro Coelho Saraiva, João Pedro Miranda e Sérgio Nogueira, que foi acompanhado desde Braga pelo numeroso, simpático, entusiasta e singular grupo de aficionados da Portugal HillClimb Fans, que muito consideram e privilegiam a Rampa SANTA MARTA, o Clube Automóvel da Régua e as suas organizações, e Santa Marta de Penaguião.